
Palestras
Palestras do SBCAS 2025:
Palestra 1: SUS Digital: Saúde para Todos
Palestrante: Ana Stela Haddad, Secretaria de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI), Ministério da Saúde
Local: Teatro Unisinos
Data e horário: 10/06/2025, 17:30
Palestra 3: A em Cardiologia: Desafios e Oportunidades
Palestrante: Wagner Meira, UFMG
Local: Teatro Unisinos
Data e horário: 11/06/2025, 16:00
Palestra 6: Diagnóstico, Decisão e Dados: A Era da Inteligência Artificial e da Robótica na Saúde.
O tema explora como a combinação de Inteligência Artificial e Robótica está transformando a Medicina no Século XXI. Robôs que realizam cirurgias com alta precisão, humanoides no cuidado de idosos, Inteligência Artificial apoiando o diagnóstico e a tomada de decisão, Medicina Personalizada baseada em dados de genômica e avanços em novas terapias que estão redefinindo a Medicina do Futuro.
Local: Teatro Unisinos
Data e horário: 13/06/2025, 10:30
%2008_24_55_1f9c7cec.jpg)
Palestrante: Luciano Eifler, UNISINOS
LUCIANO EIFLER Cirurgião Geral, Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Mestre em Ciências da Saúde pela UFRGS. Docente do Curso de Medicina na UNISINOS, fundador e CEO da empresa ConceptMed, Consultor do grupo KTR Medical e Co-autor do livro “O novo Mind7 Médico”.
Palestra 4: Bioinformática e Aprendizado de Máquina na Descoberta de Novos Fármacos.
A descoberta de novos fármacos é um processo complexo, demorado e de alto custo. No entanto, avanços em bioinformática e aprendizado de máquina (AM) estão transformando esse cenário. Nesta palestra, discutiremos como essas duas áreas podem atuar de forma integrada para acelerar e otimizar a identificação de candidatos a medicamentos promissores, destacando como o AM pode ser aplicado no docking molecular, triagem virtual e modelos de QSAR. Serão apresentados casos de sucesso, como o CACHE Challenge, no qual nossa equipe venceu utilizando estratégias baseadas em AM e bioinformática para identificar moléculas contra o alvo NSP13 do SARS-CoV-2. Será detalhado o impacto de funções de escore baseadas em AM, a geração de novos ligantes com inteligência artificial generativa e a importância da predição de propriedades ADMET no filtro de compostos promissores. Por fim, serão apresentados desafios e oportunidades nessa área interdisciplinar, que envolve colaborações entre matemática, física, computação, química, biologia, medicina e farmácia, abrindo caminho para pesquisas inovadoras e soluções terapêuticas mais eficientes.
Local: Teatro Unisinos
Data e horário: 12/06/2025, 11:00
%2008_36_50_dd2fe4ed.jpg)
Palestrante: Karina dos Santos Machado, FURG
Karina dos Santos Machado possui graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Federal do Rio Grande- FURG e mestrado e Doutorado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Entre 2018-2019 realizou pós-doutorado no grupo de pesquisa NANO-D no INRIA em Grenoble, França. Atualmente é professora na FURG atuando nos programas de pós-graduação em Ciências da Saúde e Computação onde coordena o COMBI-Lab (Computational Biology Laboratory), pesquisando principalmente nas áreas de Bioinformática e Ciência de Dados nos seguintes temas: Genômica, Aprendizado de Máquina, Triagem virtual de fármacos, Docking e Dinâmica Molecular.
Palestra 5: Da Fragmentação ao Valor em Saúde: PLN e Mineração de Processos no Acompanhamento de Jornadas Assistências de Pacientes
Serão apresentados os principais desafios, oportunidades e soluções relacionados ao monitoramento da jornada assistencial do paciente, com foco em diferentes abordagens e métodos de Inteligência Artificial — incluindo Processamento de Linguagem Natural (PLN), LLMs e mineração de processos. Também serão discutidos os entraves da interoperabilidade dos dados em saúde e a importância da avaliação das intervenções digitais, com base nas diretrizes do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Local: Teatro Unisinos
Data e horário: 12/06/2025, 16:00

Palestrante: Claudia Moro, PUCPR
Claudia Moro é professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia em Saúde (PPGTS). Engenheira de computação, com doutorado em engenharia elétrica pela Universidade de São Paulo, mestrado eng. Elétrica pela UNICAMP, e pós-doutorado em Informática Biomédica na Universidade de Pavia, Itália. Coordenador Acadêmica do Comitê Técnico em Saúde Digital da Rede Nacional de Pesquisa (CT-SD/RNP) e do HAILab (Health Artificial Intelligence Lab) da área de Informática em Saúde do PPGTS/PUCPR. Atua em saúde digital e inteligência artificial em saúde, com desenvolvimento de pesquisa e artefatos principalmente em processamento de linguagem natural em narrativas clínicas, mineração de processos, padrões semânticos de interoperabilidade para sistemas de registro eletrônico em saúde (RES), terminologias, trajetórias de pacientes e avaliação de intervenções de saúde digital
Palestra 2: Jogos Digitais e Saúde: Usos, Tecnologias e Perspectivas.
Os jogos digitais tem um papel cada vez mais importante no processo de educação em saúde, na formação e capacitação de profissionais da área, e no auxílio a processos de diagnóstico. Entretanto, quais são os desafios no processo de criação, validação e utilização destes jogos? Ao compreender que jogos digitais abrangem diversas sub-áreas da computação, as possibilidade de pesquisa são vastas. A palestra buscará abordar os desafios dos jogos digitais relacionados à saúde, tecnologias atuais e perspectivas futuras.
Local: Teatro Unisinos
Data e horário: 11/06/2025, 11:30
%2014_50_30_8be269c2.jpg)
Palestrante: Liliane S. Machado, UFPB
Professora Titular do Departamento de Informática da Universidade Federal da Paraíba e bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora CNPq DT-1D. Desde 2004 coordena as área de Serious Games e Realidade Virtual do LabTEVE (Laboratório de Tecnologias Virtual de Ensino e Estatística), onde desenvolve pesquisas ligadas a estas áreas, incluindo ainda modelos inteligentes e sistemas táteis. Possui mais de 45 produtos tecnológicos registrados junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial, dentre eles 15 jogos desenvolvidos com foco na educação, reabilitação e diagnóstico.